Avaliação Psicopedagógica



A realização da avaliação e intervenção psicopedagógica se dá a partir de métodos, instrumentos e técnicas próprios da Psicopedagogia. O atendimento consiste em uma avaliação de diversas áreas do conhecimento (cognitiva, psicomotora, física, afetiva, cultural, social, entre outras). Após, frente ao diagnóstico é realizado um tratamento visando o resgate do prazer em aprender, promovendo ao indivíduo a construção do conhecimento e a retomada do seu processo de aprendizagem.

A Psicopedagogia busca compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades de aprendizagem, para tal faz uso de vários campos do conhecimento, tais como: a Pedagogia, a Psicologia, a Psicanálise, a Neurologia, entre outros. Portanto, possui um caráter preventivo e terapêutico, considerando a interação dos aspectos sociais, culturais e familiares.

Analisar as questões do não aprender, nos possibilita compreender como o indivíduo aprende, entendendo que o ser humano é capaz de fazer a retomada do seu processo de aprendizagem, através da criatividade, do lúdico e do afeto. Quando perguntaram a Freud o que significava para ele uma pessoa normal, ele respondeu: “um sujeito capaz de trabalhar e amar”.
           
Por acreditar que o indivíduo capaz de resgatar o prazer em aprender e construir uma nova vida para si, acredito que o atendimento psicopedagógico deva ser de caráter preventivo, não se restringindo apenas em avaliar, diagnosticar e tratar.

O objetivo é oportunizar ao indivíduo a construção do conhecimento e a retomada do seu processo de aprendizagem. Realizo atendimento Clínico e Institucional de prevenção, avaliação e tratamento de dificuldades de aprendizagem.



Danusa Cunha
Pedagoga | Psicopedagoga Clínica e InstitucionalEspecialista em Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano
Tel.: (51) 9123.0450